Uma dúvida comum entre as famílias que adotam um cachorro é o tamanho que o animal terá quando adulto. Todavia, ter esse tipo de informação é importante para criar um ambiente ideal para o animal, tanto em termos de espaço físico quanto de suprimentos necessários. Além disso, saber o tamanho do pet pode ajudar os tutores a planejarem cuidados veterinários, atividades físicas e dieta.
A boa notícia é que existem truques e técnicas que podem auxiliar na previsão do tamanho futuro do cachorro, permitindo que os tutores se preparem da melhor maneira para o crescimento e desenvolvimento do seu animal de estimação. Abaixo, confira algumas dicas!
Para ter uma ideia geral do tamanho que ficará o seu cachorro, pesquise sobre a raça e a linhagem. Isso porque algumas delas têm padrões específicos. O golden retriever, por exemplo, pode medir de 51 a 61 cm e pesar até 31,5 kg quando atinge a fase adulta.
O tamanho dos pais ajuda a ter uma ideia do tamanho que o filhote ficará quando adulto. No entanto, é importante lembrar que nem sempre os cachorrinhos terão a mesma dimensão que os pais, principalmente se o animal for sem raça definida.
A idade, o peso e as características físicas podem ajudar o veterinário a identificar o tamanho que ficará o cachorro na fase adulta. Isso porque esse profissional tem experiência em avaliar o crescimento dos animais.
Geralmente, as patas do filhote podem fornecer algumas pistas sobre o tamanho que ele terá quando adulto. Geralmente, cachorrinhos com patas grandes, desproporcionais em relação ao corpo, tendem a crescer mais do que aqueles com patas menores.
Existe um cálculo que pode ajudar a prever o peso estimado que o cachorro terá na fase adulta. Para isso, divida o peso do filhote pela idade dele em semanas e multiplique por 52 (número de semanas em um ano).
Exemplo:
(Peso do filhote / Idade do filhote em semanas) × 52 = Peso adulto.
(2/12) x 52 = 8,6 kg.
Fonte: Read More