São inúmeras as raças de gatos existentes pelo mundo. Eles não têm uma variação de tamanho tão grande quanto os cães, costumam ser pequenos ou médios. Além disso, são inteligentes, sociáveis e curiosos. Apesar das características em comum, o comportamento e os aspectos físicos podem variar.
A seguir, as veterinárias Mabel Vaz e Renata Costa Biot, especialista em Medicina de Felinos, contam um pouco sobre as características de alguns gatos populares no Brasil. Confira!
Esse gatinho é afetuoso, inteligente, ativo, dócil, brincalhão, amistoso e muito apegado ao tutor. Possui uma linda pelagem longa e olhar carinhoso. Além disso, gosta de companhia. É um bichano de porte médio muito elegante.
O bengal é um gato musculoso e robusto. Tem o formato de corpo alongado. A cabeça é relativamente grande, ligeiramente mais longa do que larga e com contornos arredondados. Ele é dinâmico, com instinto caçador e afetuoso. De beleza selvagem, tem o pelo dourado-alaranjado.
Tranquilo e equilibrado, este felino se adapta melhor às mudanças e é um ótimo companheiro para a família. É robusto e roliço, parece de pelúcia. Possui pelagem curta e macia. É um gato tímido, amistoso e afetuoso.
O persa é discreto, sociável e amável. Possui pelagem longa e focinho curto. De acordo com as especialistas, ele é mais carente e menos independente do que os demais; por isso, pode ser uma boa companhia para quem tem mais tempo disponível.
O famoso Garfield é grande, preguiçoso, charmoso, brincalhão e amoroso. Possui uma pelagem semilonga e densa. O Exótico é um excelente gato de companhia. Muito amigável, gosta de estar sempre por perto. Mesmo depois de adulto, ele continua gostando de brincar.
O ragdoll é dócil, gentil e adora afagos e carinho. Fica relaxado no colo do tutor; por isso, o nome ragdoll, que significa “boneca de pano”. O excesso de docilidade faz dele um gato que se adapta melhor aos ambientes internos, pois quando está solto se torna indefeso.
O siamês é elegante, flexível, ciumento, brincalhão e de temperamento forte. Ele também é uma boa companhia para quem tem mais tempo e gosta de ter o animal mais próximo. É mais carente e menos independente. Possui pelagem curta e fina, que varia de tom nas extremidades do corpo.
Esse gato é muito carinhoso e inteligente. Devido à ausência do pelo, possui uma maior predisposição a problemas de pele. Além disso, por ter apenas uma penugem, pode ser mais indicado para quem tem alergia. Ele tem rosto fino, olhos grandes e orelhas pontudas. Fisicamente, é diferente dos outros gatos, mas é muito amoroso.
Fonte: Read More