Ao criar um espaço enriquecido – popularmente chamado “gatificação” –, repleto de prateleiras, arranhadores, esconderijos e outros elementos, os tutores proporcionam aos gatos oportunidades para expressar seus comportamentos instintivos, como escalar, afiar garras e se esconder, promovendo seu bem-estar físico e mental. Por isso, a seguir, confira alguns itens para “gatificar” a sua casa e deixar o seu felino mais feliz!
As prateleiras instaladas nas paredes em diferentes alturas são um estímulo vertical, permitindo que o gato explore o ambiente de maneira elevada, simulando seus instintos de escalada. Elas podem ser instaladas em corredores, próximo a janelas ou como uma “escada” para acesso a locais mais altos.
Os arranhadores verticais são superfícies próprias para o gato afiar suas garras, importantes para a manutenção destas e para expressão de comportamentos instintivos do animal. Esses itens podem ser colocados em áreas de passagem frequente ou próximo aos locais preferidos do gato.
As caixas de papelão ou esconderijos seguros, feitos de madeira ou plástico, oferecem um local seguro para o gato se retirar quando se sente estressado ou quer descansar. Podem ser colocados em cantos tranquilos da casa ou integrados ao mobiliário.
Os brinquedos interativos, como bolinhas com guizos ou brinquedos recheáveis, estimulam a mente do gato, combatem o tédio e incentivam a atividade física. Eles podem ser espalhados por diferentes ambientes da casa.
São estruturas elevadas ou prateleiras conectadas para que o gato possa circular por diferentes locais, algo benéfico para o bichano, pois incentiva a exploração vertical e oferece um maior território para se movimentar. Os caminhos elevados podem ser instalados ao redor de salas ou conectando diferentes ambientes.
Cordas e varas com penas, brinquedos que simulam presas, são benéficas para os gatos porque oferecem estímulo físico e mental, proporcionando atividade física. Podem ser usadas em áreas de brincadeiras designadas ou espaços mais amplos da casa.
Fonte: Read More